quinta-feira, 9 de outubro de 2008

PELO FIM DO BLOQUEIRO A CUBA!


O povo cubano foi recentemente vítima de uma sequência de furacões de força extraordinária, que causou ao país uma enorme devastação. Embora o número de mortos e feridos seja relativamente pequeno, graças a providências prévias de defesa civil que retiraram a população dos locais a serem atingidos, os danos materiais foram devastadores.

Num breve resumo, 450 mil prédios e casas foram destruídos, deixando centenas de milhares de pessoas em abrigos de emergência. A quase totalidade dos 700 mil hectares plantados com cana foram inundados ou arrasados, com perda da colheita, e 115 fábricas de açúcar foram parcialmente destruídas. Estragaram-se 800 toneladas de folhas de tabaco, perderam-se milhares de toneladas de alimentos em stock inúmeras instalações produtivas foram danificadas. Nas condições materiais difíceis em que vive há 50 anos, por força do bloqueio económico dos Estados Unidos, o povo cubano sofre mais duramente as consequências dessa catástrofe natural.

O governo de Havana pediu ao de Washington que levantasse pelo menos por seis meses o bloqueio, a fim de permitir a aquisição de medicamentos e instalações necessários às emergências de saúde pública, à recuperação das habitações, à reactivação dos serviços públicos e da economia da ilha. Os governantes de Washington negaram-se a atender o pedido. É assim urgente que nós todos, sem distinção de correntes política e segmento social, voltem sua atenção para a tarefa humanitária de socorro ao povo cubano. É preciso pressionar por todas as formas o governo dos Estados Unidos para que suspenda o bloqueio a Cuba. É preciso que todos os que tenham meios de o fazer enviem ao povo cubano ajuda material e mensagens de solidariedade. Escrito por Oscar Niemeyer - Momentos e Documentos.


Blog desabafopaís

Nenhum comentário:

Postar um comentário