quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Lula inicia visita a Cuba para tratar de acordos bilaterais


Ele discute também ajuda ao país devido a danos causados por furacões. Lula se reúne ainda nesta quinta-feira com presidente Raúl Castro.


O presidente Luiz Inácio Lula iniciou às 20h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (30) sua visita oficial a Cuba. Durante as menos de 24 horas que passará no país, Lula se reúne com o presidente Raúl Castro, trata de questões bilaterais, inaugura o centro de negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e assina um acordo entre a Petrobras e a Cuba Petróleo para inspeção na costa cubana.

Ainda nesta quinta-feira o presidente participa de uma reunião privada com Raúl Castro para discutir pontos da agenda entre os dois países, como a ajuda humanitária que o Brasil tem oferecido à ilha depois da passagem dos furacões Ike e Gustav.

O Brasil já enviou aviões com medicamentos e alimentos para os cubanos em setembro e nos próximos dias deve enviar mais um navio com mantimentos para socorrer as vítimas dos furacões.

Durante o encontro, Lula também oficializará o convite para que Castro visite o Brasil ainda neste ano. A expectativa é que o presidente cubano visite o Brasil durante a realização da Cúpula dos Países da América do Sul e do Caribe, que será realizada entre os dias 15 e 17 de dezembro, em Salvador (BA).

Caso seja confirmada, essa seria a primeira visita ao exterior de Raúl Castro desde que assumiu o comando do país no lugar de Fidel Castro, seu irmão, que enfrenta problemas de saúde.

Depois da reunião de trabalho, Lula participa de jantar oferecido pelo presidente cubano no Palácio de Convenções. Nesta sexta-feira (31), às 11h30, Lula assina acordo entre as petrolíferas Petrobras e Cuba Petróleo.

Na seqüência, o presidente inaugura o centro de negócios da Apex-Brasil. Esse será o quinto escritório da agência no exterior (os outros estão em Dubai, Varsóvia, Miami e Pequim). Esses escritórios servem para dar apoio aos exportadores brasileiros e para prospectar negócios de interesse das empresas do Brasil.

Neste ano, as exportações do Brasil para Cuba subiram cerca de 70%, passando de US$ 32 milhões para US$ 53 milhões.

Às 13h30, Lula se reúne com o departamento nacional de defesa civil cubano para conhecer os detalhes do relatório sobre os danos causados pelos furacões Ike e Gustav. Nessa reunião, o presidente deve discutir com membros do governo de Cuba quais providências o Brasil ainda pode tomar para ajudar a ilha de Fidel Castro.

Depois dessas reuniões, há a expectativa de que Lula se encontre com Fidel Castro. O encontro, porém, ainda não está confirmado.


Essas notícias não são veinculadas com tanto ênfase como foram com o katrina e outros furacões nos EUA. Será que a vida lá vale mais do que em Cuba? Lula demonstra que é parceiro de Cuba, vêm ajudando nossos "hermanos". Sem dúvida Lula pois nosso país como um líder nas Américas e respeitado no mundo todo.

João Paulo Lamberg Mello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário