quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Crise financeira e fracasso do Capitalismo

Adital -

Tradução: ADITAL

"As crises financeiras sucedem-se periodicamente no sistema capitalista e as mesmas acarretam benefícios para alguns e maior miséria para a grande maioria. Nesse sentido, são funcionais ao sistema e por isso dizemos que o sistema capitalista é um sistema perverso, além de explorador, marginalizador e depredador."

"Fala-se de crise financeira quando acontece uma contração ou encarecimento do crédito, o que atinge a produção material e, portanto, o emprego e o bem estar social. Por isso é que as crises financeiras são acompanhadas de recessão econômica. As crises, a recessão ou o estancamento da economia sempre significam um fracasso para os trabalhadores; porém, a diferença dessa crise é que começa a ser um fracasso para a maioria dos empresários. "


"As crises financeiras se derivam do pecado do capitalismo: em uma economia capitalista, o crescimento exponencial da produção da riqueza é acompanhado por um progressivo empobrecimento dos trabalhadores e da população em geral. A férrea competição que se impõe no mercado capitalista globalizado tende a despojar as pessoas e os países mais débeis; da mesma forma, tende a descapitalizar os produtores, inclusive os grandes empresários nacionais, enquanto que as grandes corporações, particularmente as corporações financeiras, se forram de dinheiro e concentram cada vez mais a riqueza em poucas mãos. Porém, o assunto não se limita ou termina com uma indicação de imoralidade, assimetrias comerciais ou injustiças sociais."

[Publicado em El 19 - • Año 1 - Edición No. 7 • Del 2 al 8 de octubre de 2008 •1 - www.el19digital.com]


Orlando Núñez Soto

* Sociólogo e diretor do Centro para la Promoción, la Investigación y el Desarrollo Rural y Social (CIPRES)


Nenhum comentário:

Postar um comentário