A fixação de um percentual de propaganda na TV paga rachou emissoras de TV aberta e programadoras de canais.
Inicialmente, o PL-29 propunha uma média de 25% de propaganda nos canais pagos, mesmo limite da TV aberta, com tolerância de até 30% nos horários de pico. Parece muito, e é, mas 25%, ou 15 minutos por hora, é menos do que alguns canais praticam atualmente. Na última terça-feira (24), por exemplo, o Sony exibiu 20 minutos (33%) de propaganda e chamadas durante uma hora de Grey’s Anatomy. Há canais que exibem mais publicidade ainda.
A Abert (associação das redes) protestou contra os 25% na TV paga. As emissoras abertas temem perder publicidade para os canais pagos, principalmente os controlados pela Globo. Algumas querem limitar a no máximo 15% o tempo.
O tema divide a própria Globo. Sua programadora, a Globosat, defende 25%. Mas executivos da rede querem 10%.
Pressionado, o relator do PL-29, Jorge Bittar (PT-RJ), deve recuar dos 25%. Já tem uma proposta alterando o limite para 10% de média diária, com até 15% nas horas de pico. Mas esse percentual deve ser alterado. A tendência são os 25%.
Fonte: Folha de S.Paulo
Acho que deve ser levado em conta o número de canais controlados pela mesma emissora, já que a TV digital possibilitará que as emissoras criem mais 2-3 canais de programação.
ResponderExcluirConcordo com os executivos da Globo, 10% apenas de comerciais, trariam à tona uma programação muito melhor, uma audiência maior, e a propaganda em geral seria mais valorizada.
A questão não é ter 50 anunciantes em uma hora, mas 10 anunciantes grandes, que compensam esse 50.
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