quinta-feira, 26 de junho de 2008

TV por assinatura poderá ter limite de publicidade

A publicidade nos canais pagos, considerada um dos principais motivos de desagrado com a TV por assinatura no país, poderá ter limite. O assunto está sendo discutido na Câmara dos Deputados, onde tramita o PL-29, que visa reorganizar toda a legislação do setor, instituir a abertura desse mercado às teles e criar cotas de conteúdo nacional.

A fixação de um percentual de propaganda na TV paga rachou emissoras de TV aberta e programadoras de canais.
Inicialmente, o PL-29 propunha uma média de 25% de propaganda nos canais pagos, mesmo limite da TV aberta, com tolerância de até 30% nos horários de pico. Parece muito, e é, mas 25%, ou 15 minutos por hora, é menos do que alguns canais praticam atualmente. Na última terça-feira (24), por exemplo, o Sony exibiu 20 minutos (33%) de propaganda e chamadas durante uma hora de Grey’s Anatomy. Há canais que exibem mais publicidade ainda.

A Abert (associação das redes) protestou contra os 25% na TV paga. As emissoras abertas temem perder publicidade para os canais pagos, principalmente os controlados pela Globo. Algumas querem limitar a no máximo 15% o tempo.

O tema divide a própria Globo. Sua programadora, a Globosat, defende 25%. Mas executivos da rede querem 10%.

Pressionado, o relator do PL-29, Jorge Bittar (PT-RJ), deve recuar dos 25%. Já tem uma proposta alterando o limite para 10% de média diária, com até 15% nas horas de pico. Mas esse percentual deve ser alterado. A tendência são os 25%.


Fonte: Folha de S.Paulo

Um comentário:

  1. Acho que deve ser levado em conta o número de canais controlados pela mesma emissora, já que a TV digital possibilitará que as emissoras criem mais 2-3 canais de programação.
    Concordo com os executivos da Globo, 10% apenas de comerciais, trariam à tona uma programação muito melhor, uma audiência maior, e a propaganda em geral seria mais valorizada.
    A questão não é ter 50 anunciantes em uma hora, mas 10 anunciantes grandes, que compensam esse 50.
    Acabei de conhecer o blog. Gostei do conteúdo! Já virei leitor do seu feed! =)
    []'s!

    ResponderExcluir