terça-feira, 3 de junho de 2008

Biopirataria


A biopirataria é a exploração, manipulação, exportação e/ou comercialização internacional de recursos biológicos que contrariam as normas da Convenção sobre Diversidade Biológica, de 1992.


A enorme biodiversidade do Brasil e a falta de políticas para sua proteção, pesquisa e aproveitamento econômico fazem do país um dos principais alvos da biopirataria. Devido a este fato, vem ocorrendo em grandes proporções no País.


Em geral, a prática é feita por traficantes, recrutados pelos grandes laboratórios farmacêuticos internacionais. A ong Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres - estima que cerca de 38 milhões de animais da Amazônia, da mata Atlântica, das planícies inundadas do Pantanal Mato-Grossense e da região semi-árida do Nordeste sejam capturados por traficantes de animais, que faturariam cerca de 1 bilhão de dólares ao ano. Isso representaria 10% do comércio ilegal de animais no mundo, conforme relatório do IBGE.


Segundo a Renctas, de cada dez animais traficados, apenas um chega ao destino final – nove morrem na captura ou durante o transporte. Fonte: Wikipédia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário