terça-feira, 24 de junho de 2008

Abril, Record e Band protestam contra monopólio da Globo


Os grupos Abril, Record e Bandeirantes vão divulgar nesta semana um manifesto contra "o monopólio" da Globo na TV paga, por meio do controle de conteúdo nacional nas operadoras Net e Sky, que detêm 76% dos assinantes brasileiros.

Os grupos reclamam de barreiras para a distribuição de seus canais. Recentemente, a Sky limitou o sinal da MTV, da Abril, antes nacional, a São Paulo.

O documento também declarará apoio à proteção do conteúdo nacional no PL-29, e discussão no Congresso, mas proporá mudanças. Os grupos dizem que a atual redação do PL-29, que obriga operadoras a distribuir dez canais nacionais no pacote mais básico, favorece a Globo, que ocuparia sete dessas dez vagas. Record, Band e Abril querem que cada grupo econômico fique, cada um, com dois desses canais.

Diretor-geral da Globosat, Alberto Pecegueiro rechaça as acusações. "Não existe monopólio da Globo. A Globo enfrenta no mercado de TV por assinatura os maiores grupos do mundo, como Turner e Time-Warner. No discurso antiGlobo, ninguém liga para isso", diz.

Segundo o executivo, a Globo não tem poder de veto no conteúdo da Sky. Para ele, a proposta de dois canais por grupo no pacote básico é "absurda". "Estão pleiteando que o conteúdo deles seja distribuído por decreto, não por competência."


Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário