domingo, 25 de maio de 2008

Por uma maior integração na América do Sul

O acordo constitutivo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) prevê diálogo político, integração física e energética, defesa do meio ambiente, adoção de mecanismos financeiros sul-americanos, superação das assimetrias regionais e criação de uma aliança militar sem os EUA.

Trata-se de um acontecimento histórico. Neste dia 23 de maio os chefes de Estado de 12 nações assinaram, em Brasília o acordo.


A Colômbia resiste bastante. O presidente Chávez foi direto, afirmando que Uribe coloca obstáculos à reunião por ordem de Washington. Parece quem tem gente que não é a favor da integração na América do Sul e ainda acredita que o futuro do continente é ser escravo dos interesses do poder norte-americano.

Temos que tomar uma posição de iguais e comemorar com esse acordo que visa a soberania dos povos da América do Sul. nosso continente possui uma grande biodversidade, abundantes recursos renováveis e não renováveis, grandes reservas minerais e um enorme potencial de produção de alimentos.

Esperamos que os impasses possam ser contornados e assumamos nosso papel de Nações soberanas e fortes que somos e pelo papel estratégico que pertencemos à economia mundial. De qualquer forma já demos um passo importante nessa direção.

"O novo mundo deve estar constituído por nações livres e independentes, unidas entre si por um corpo de leis em comum que regulem seus relacionamentos externos" Simon Bolívar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário