quinta-feira, 29 de maio de 2008

Fitch concede grau de investimento para o Brasil

A Fitch afirmou em comunicado que a promoção "reflete a dramática melhora das contas externas e do setor público do Brasil".


A avaliação de risco de investimento é um sistema de nota desenvolvido por agências de análise de riscos para alertar os investidores de todo o mundo sobre os perigos do mercado em que eles escolhem para aplicar seu dinheiro.

A partir da nota de risco recebida por determinado país, os investidores podem avaliar se a possibilidade de ganhos (por exemplo, com juros maiores) compensa o risco de perder o capital investido por causa da instabilidade do país em questão. O principal benefício de o país se tornar "investment grade" é atrair grandes investidores de países desenvolvidos que, por regras dos seus estatutos, só podem investir em ativos considerados de baixo risco.

O anúncio ocorre depois da concessão do grau de investimento no final de abril pela agência Standard & Poor's. A agência canadense DBRS já havia elevado na quarta-feira a nota do Brasil para país de baixo risco de inadimplência. As japonesas JCR e R&I também já tinham melhorado a nota do país. Falta só a Moody's, entre as grandes agências, reconhecer o 'investment grade'.

JB On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário