domingo, 25 de maio de 2008

Filme canadense exalta ofensiva diplomática do governo Lula

Estreou em Montreal, no Canadá, em 9 de maio último, um documentário que tem como tema o governo de Luiz Inácio Lula da Silva desde sua posse em 2003. Chama-se Le Monde selon Lula (O Mundo Segundo Lula) — e é abertamente elogioso à política externa levada a cabo pelo presidente brasileiro.




Resultado de quatro anos de trabalho da equipe formada pela produtora Monique Simard (Productions Virage), pelo documentarista German Gutierrez e pela roteirista e assistente de direção Nancy Marcotte, o filme flagra o coração do poder no Brasil, levando o espectador pelos corredores do Palácio do Planalto, ao encontro do presidente Lula.

No comando da 10ª economia do planeta, Lula se atribuiu a missão de disputar e ganhar espaço na ordem econômica mundial. German Gutierrez acompanha, assim, o governo do Brasil, reunindo imagens de diversas incursões. De Brasília a Moscou, passando por Mar del Plata, o espectador é convidado a viajar no jato presidencial, acompanhando membros do governo. As paisagens são espetaculares. O brilho e a clareza com que o presidente do Brasil fala à câmera, sobre seu país e seu governo, também.

Os contextos políticos e econômicos que o governo do Brasil enfrenta, as negociações com líderes franceses e norte-americanos — o documentário nada esconde. O destaque vai para a ofensiva da diplomacia brasileira para alterar políticas da Organização Mundial do Comércio (OMC) e as prioridades das reuniões de chefes de Estado da América do Sul.

Ex-operário e ex-líder sindical, presidente de honra do PT, Lula trabalha para quebrar o monopólio do poder econômico do G-8 e para a OMC ouvir as vozes dos países emergentes. Diante da resistência dos grandes impérios econômicos — que não cedem facilmente nenhum de seus privilégios —, o Brasil estimula a formação do G-23 (grupo que reúne 23 países emergentes).

Eis o papel que desempenha hoje o Brasil no cenário econômico planetário — e o documentário o mostra claramente. É possível descobrir e avaliar os desafios que o governo Lula encara na condição de ator-chave na economia mundializada. Entre esses grandes desafios do país, há dois que sobressaem: 1) estabelecer termos equilibrados na relação com as grandes potências mundiais; e 2) reequilibrar a relação de forças entre os países emergentes.

Em seu lançamento, o filme fez parte de uma programação dedicada ao Brasil, que inclui filmes, uma exposição de fotos e o lançamento do último álbum da cantora Mônica Freire.


Fonte: vermelho.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário