terça-feira, 22 de julho de 2008

Com apoio da Venezuela, Cuba terá internet rápida em 2010

Desde que a entrada de aparelhos celulares foi liberada em Cuba, já é comum ver pessoas utilizando seus aparelhos nas ruas. Agora, é a vez de a internet chegar de vez à ilha. Cuba importará da Venezuela a conexão à rede mundial de computadores. Os cubanos contarão com conexão banda larga em 2010, de acordo com novos documentos publicados na segunda quinzena de julho.


O site Wikileaks — uma versão da Wikipedia para publicação de documentos oficiais — mostrou comunicações entre Cuba e Venezuela, em 2006, delineando planos para construir um cabo de fibra ótica entre os dois países. Boris Moreno, vice-ministro das Telecomunicações de Cuba, afirmou, em maio deste ano, que o país não é capaz de prover acesso à internet através de fibra-óptica submersa devido ao embargo imposto pelos Estados Unidos e que por isso utilizaria satélites de países parceiros como Itália e Canadá.


"O contrato entre ambos os países (Cuba e Venezuela), que foi verificado independentemente, adiciona peso às declarações de Cuba de que o embargo econômico dos Estados Unidos forçou a ilha a depender de links caros e lentos de satélites para ter conexão a internet", afirmou Julian Assange, editor de investigação da Wikileaks, em seu relatório

"Cuba está situada a meros 120 quilômetros da costa da Flórida (EUA). O cabo proposto, de 1,5 mil quilômetros, conectará Cuba, Jamaica, Haiti, Trinidad e o resto do mundo via La Guaira, na Venezuela". O custo do cabo entre Cuba e Venezuela não foi revelado, mas deve ser bem maior do que o de uma conexão entre a Flórida e Havana. O governo cubano estima que um cabo entre a Flórida e Havana custará US$ 500 mil.

Dentro do território cubano, a rede de fibra deve ter cerca de 1.500 quilômetros de extensão, mais de dez vezes o necessário para ligar o país ao estado americano da Flórida. A construção da nova rede está a cargo da venezuelana CVG Telecom (Corporación Venezolana de Guyana), diz o Slashdot, em parceria com a cubana ETC (Empresa de Telecomunicaciones de Cuba).


vermelho.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário