terça-feira, 14 de abril de 2009

Brasil é penúltimo na América Latina em ranking de participação feminina na política

Entre os países da América do Sul, o Brasil é o penúltimo colocado no ranking que mede a participação feminina nas câmaras federais. Apenas 9% dos parlamentares são mulheres. Atrás do Brasil, a Colômbia ficou com a última posição, com menos de 8,5%. A Argentina é o país que lidera o levantamento, com 40% dos assentos nas câmaras ocupados por mulheres. Os números fazem parte de um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU).


A deputada estadual Helena Barros Heluy (PT/MA) lamenta o resultado da pesquisa. Segundo ela, as mulheres enfrentam uma dificuldade histórica para assumirem cargos de poder:


“A história e as leis foram perversas com relação à mulher. Por isso que agora no terceiro milênio, século XXI, a mulher ainda não se encontra como deveria e poderia estar. Isto é, ocupando os espaços, sobretudo, de tomada de decisão.”


Na Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão, dos 42 parlamentares, apenas sete são mulheres. A deputada Helena ainda ressaltou a importância da participação da mulher na política para a construção de uma sociedade mais democrática:


“Dentro da questão de construir-se um país republicado, democrático, temos que caminhar juntos [mulheres e homens]. Ser algo vindo realmente do exercício de direitos, da cidadania.”


No mundo, o país com maior representatividade da mulher na política é a Suécia, com 47%. Depois vem Cuba, com 43% e Finlândia, com 41%.


brasildefato

Um comentário:

  1. Olá J. P.:

    Aqui quem escreve é o Rodrigo, nos conhecíamos do tal colégio, o Magdalena Cardoso...sim, foi há MUITO TEMPO! E sei que é estranho lhe escrever: afinal, nem éramos tão amigos assim. Estava procurando por pessoas na Internet, achei p seu e o tal blog. Pelo que me lembro, eras BEM DIFERENTE da tal foto aqui! Deves ter quase 30 anos, não?
    E o tal blog é bem bacana, como vários temas aqui citados!
    Bom, quanto a mim: não vivo mais no Rio desde 95! Resido em Porto Alegre, conhece? É bem legal aqui! Fiz Turismo, embora trabalhe com artesanato...
    E tu? No que trabalhas? E o que estudastes?
    É isso.

    Tudo de bom aí para ti e familia,
    Rodrigo O Rosa

    rodrigo_artesanato@yahoo.com.br
    http://rodrigo-arte.blogspot.com/

    ResponderExcluir