quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Novo caveirão da PM tem câmeras e blindagem reforçada


À prova de fuzis antiaéreos (calibre ponto trinta) e com capacidade de levar 20 homens (oito a mais que o atual blindado), o novo caveirão da Polícia Militar foi apresentado na manhã desta quinta-feira (4) no Batalhão de Choque da PM, no Estácio, Zona Norte do Rio.


As diferenças com atual caveirão são muitas. O novo veículo possui ar-condicionado de 80 mil BTUs (Unidade Térmica Britânica), isolamento térmico em poliuretano, maca para resgate de feridos, quatro extintores de incêndio e sirene com megafone. Os pára-choques dianteiro e traseiro são reforçados, próprio para derrubar barricadas.

A blindagem do novo caveirão também conta com vidros de 56 milímetros de espessura. O motor é de seis cilindros e com 180 cavalos. O câmbio é manual de seis marchas e ré. Em situações extremas o novo caveirão pode levar até 22 policiais.

Outros detalhes foram omitidos pela PM por questões estratégicas, como explicou o tenente-coronel Frederico Caldas, Relações Públicas da PM em exercício.

Caveirões entram em ação em outubro

Ao todo, a PM vai receber sete novos blindados, que foram comprados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Seseg). A secretaria comprou outros dois para a Polícia Civil. No total, foram gastos R$ 3.627.990 na compra dos nove veículos. A expectativa é de que cheguem dois blindados a cada 15 dias, segundo informações da assessoria da Seseg.

Com os 12 já existentes, a PM contará agora com 19 blindados para atuar em operações realizadas nas favelas do Rio. Os três primeiros serão destinados aos batalhões da Maré (22º BPM), Olaria (16º BPM) e de Operações Policiais Especiais (Bope). A expectativa é de que os novos blindados entrem em ação a partir de outubro.



portal G1

Esperamos que os novos blindados sejam apenas para a proteção dos policiais e não sejam usados para intimidar os moradores das comunidades.

João Paulo Lamberg Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário