quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A crise Neoliberal

A ideia dos Estados Unidos, foi sempre deixar o mercado a vontade e que o próprio mercado se ajustaria. Não fosse o bastante , quis sempre impor seu modelo Neoliberal aos demais povos do mundo, deixando que o mercado funcione por conta própria. Deu no que deu, a economia dos Estados Unidos passa por uma recessão em que conta, vejam vocês, com o Estado para poder salvar a economia. Agora o presidente Bush quer que o Congresso aprove um "plano de emergência" para por fim a crise.

Afinal, o modelo Neoliberal não era tão maravilhoso que não precisava da intervenção do Estado? Agora que estão entre a cruz e a espada correm para os braços do Estado para que os salvem.

ESTATIZANDO EMPRESAS?

A intervenção do governo nas duas maiores companhias hipotecárias do país, Fannie Mae e Freddie Mac, porque considera "inaceitável" o risco que seu colapso representaria para a economia. Bush anunciou que o governo assumirá o controle das duas grandes companhias hipotecárias.


O modelo Neoliberal mostra-se num nível em que não suporta-se mais tamanha "liberdade" nos mercados financeiros. "situação crítica para a saúde de nosso sistema financeiro", foi a fala do presidente Bush ao se referir a atual crise financeira.


João Paulo Lamberg Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário