terça-feira, 29 de julho de 2008

Agricultura familiar é fundamental para crise dos alimentos

A agricultura familiar terá um papel primordial na “crise dos alimentos” que vem sendo abordada por todo o mundo, segundo o pesquisador da Embrapa Sede, de Brasília-DF, Marcelo Gastal, mestre em Sociologia e doutor em Desenvolvimento Sustentável. O pesquisador esteve em Dourados (MS), na 2ª Semana da Agricultura Familiar, para abordar o tema “A agricultura familiar, a crise dos alimentos e o desenvolvimento territorial sustentável”.
Marcelo apresentou os cenários que a Embrapa vem construindo para a agricultura familiar no Brasil levando em consideração principalmente as mudanças climáticas, a produção de forma sustentável, a exploração e conservação da biodiversidade, a integração lavoura-floresta-pecuária-agroenergia e o aumento do consumo e da qualidade dos alimentos.

Nos estudos da empresa, que faz uma previsão da agricultura familiar até o ano de 2023, os pesquisadores analisam as influências da agricultura para os próximos anos, com missão de viabilizar pesquisas, desenvolver e transferir tecnologias e inovação, valorizando o ambiente produtivo, social e ambiental. “E o processo se dá por finalizado quando a população adota a tecnologia, por isso a Embrapa vem atuando no enfoque territorial, da sustentabilidade, de gestão social e organização participativa”, enfatizou o pesquisador.

A Embrapa possui uma linha de investimento específica dentro do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal, que prevê contratação de pessoal, desenvolvimento de pesquisa e investimentos em infra-estrutura. Para o Chefe-Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Fermando Lamas, a agricultura familiar é prioridade dentro do Plano Diretor da Embrapa que, nos últimos anos, tem intensificado a geração de tecnologia, avaliação técnica e econômica das pesquisas, com foco também para a agroecologia e para o desenvolvimento social.

“Mas deve haver esforços de parcerias. A Embrapa vem avançando em outros modelos de produção como agroecológico, na substituição dos insumos, no modelo orgânico menos dependente e, na média, a agricultura familiar contribui de maneira significativa para a diversificação que agora se torna uma atividade interessante e que favorece a redução da concentração de renda e o acesso de mais pessoas ao consumo de alimentos", comentou.

Apesar dos desafios colocados para o setor que, só em Mato Grosso do Sul possui 60 mil famílias, sendo 60% dessas localizadas na região da Grande Dourados, a agricultura familiar pode melhorar a produtividade através das informações disponibilizadas pela pesquisa. “A demanda por alimento já é maior no Brasil e no mundo, e à medida que a agricultura familiar se torna diferenciada, integrada, estável, organizada se torna também rentável e pode servir como poder de barganha para esse novo momento”, destacou Fernando Lamas.


Fonte: Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento

terça-feira, 22 de julho de 2008

Casa de deputado funcionava como QG de milícia, diz delegado

Segundo polícia, reuniões semanais eram realizadas na residência de Natalino.
Faturamento da quadrilha teria caído em Campo Grande.
O dep. estadual Natalino José Guimarães (DEM) é preso. Ele é acusado de ser um dos chefes da milícia em algumas regiões da zona oeste.

O deputado já foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) por formação de quadrilha, mas, beneficiado pela imunidade parlamentar, responde ao processo em liberdade. O irmão do deputado, o vereador Jerônimo Guimarães Filho, o "Jerominho" (PMDB), está preso acusado de também ser um dos chefes do grupo.

esperamos que a ALERJ e sua comissão de ética tomem providências sérias e que não façam como fizeram com o dep. Álvaro Lins


Vamos revr a lista de quem SOLTOU Álvaro Lins


QUEM SOLTOU ÁLVARO LINS.


Vamos responder nas urnas...


Votaram CONTRA a revogação da prisão de Lins



1 - Alcides Rolim (PT)

2 - Alessandro Molon (PT)

3 - Cidinha Campos (PDT)

4 - Comte Bittencourt (PPS)

5 - Fernando Gusmão (PCdoB)

6 - Flavio Bolsonaro (PP)

7 - Gilberto Palmares (PT)

8 - Inês Pandeló (PT)

9 - Marcelo Freixo (PSOL)

10 - Nilton Salomão (PMDB)

11 - Olney Botelho (PDT)

12 - Paulo Ramos (PDT)

13 - Rodrigo Neves (PT)

14 - Sabino (PSC)

15 - Wagner Montes (PDT)

VOTARAM A FAVOR DA LIBERTAÇÃO:


1 - Alessandro Calazans PMN

2 - Anabal PHS

3 - Aparecida Gama PMDB

4 - Atila Nunes DEM

5- Audir Santana PSC

6 - Beatriz Santos PRB

7 - Chiquinho da Mangueira PMDB

8 - Coronel Jairo PSC

9 - Délio Cesar Leal PMDB

10 - Dica PMDB

11 - Dionisio Lins PP

12 - Domingos Brazão PMDB

13 - Dr. Wilson Cabral PSB

14 - Edino Fonseca PR

15 - Edson Albertassi PMDB

16 - Fábio Silva PMDB

17 - Geraldo Moreira da Silva PMN

18 - Gerson Bergher PSDB

19 - Glauco Lopes PSDB

20 - Graça Matos PMDB

21- Iranildo Campos PTB

22 - João Pedro Figueira DEM

23 - João Peixoto PSDC

24 - Jorge Babu PT

25 - Jorge Picciani PMDB

26 - Luiz Paulo PSDB

27 - Marcelo Simão PHS

28 - Marco Figueiredo PSC

29 - Marcus Vinicius PTB

30 - Mario Marques PSDB

31 - Natalino DEM

32 - Paulo Melo PMDB

33 - Pedro Paulo PSDB

34 - Rafael Aloisio Freitas DEM

35 - Rogerio Cabral PSB

36 - Ronaldo Carlos de Medeiros PSB

37 - Sheila Gama PDT

38 - Sula Do Carmo PMDB

39 - Tucalo PSC

40 - Waldeth Brasiel PR


Faltaram à sessão:

1 - Alair Correa (PMDB)

2 - Altineu Cortes (PT)

3 - Alvaro Lins (PMDB)

4 - André Corrêa (PPS)

5 - André do PV

6 - Armando José (PSB)

7 - Graça Pereira (DEM)

8 - Jodenir Soares (PTdoB)

9 - José Távora (DEM)

10 - José Nader (PTB)

11 - Marcos Abrahão (PSL)

12 - Nelson Gonlçalves (PMDB)

13 - Pedro Augusto (PMDB)

14 - Roberto Dinamite (PMDB)

Com apoio da Venezuela, Cuba terá internet rápida em 2010

Desde que a entrada de aparelhos celulares foi liberada em Cuba, já é comum ver pessoas utilizando seus aparelhos nas ruas. Agora, é a vez de a internet chegar de vez à ilha. Cuba importará da Venezuela a conexão à rede mundial de computadores. Os cubanos contarão com conexão banda larga em 2010, de acordo com novos documentos publicados na segunda quinzena de julho.


O site Wikileaks — uma versão da Wikipedia para publicação de documentos oficiais — mostrou comunicações entre Cuba e Venezuela, em 2006, delineando planos para construir um cabo de fibra ótica entre os dois países. Boris Moreno, vice-ministro das Telecomunicações de Cuba, afirmou, em maio deste ano, que o país não é capaz de prover acesso à internet através de fibra-óptica submersa devido ao embargo imposto pelos Estados Unidos e que por isso utilizaria satélites de países parceiros como Itália e Canadá.


"O contrato entre ambos os países (Cuba e Venezuela), que foi verificado independentemente, adiciona peso às declarações de Cuba de que o embargo econômico dos Estados Unidos forçou a ilha a depender de links caros e lentos de satélites para ter conexão a internet", afirmou Julian Assange, editor de investigação da Wikileaks, em seu relatório

"Cuba está situada a meros 120 quilômetros da costa da Flórida (EUA). O cabo proposto, de 1,5 mil quilômetros, conectará Cuba, Jamaica, Haiti, Trinidad e o resto do mundo via La Guaira, na Venezuela". O custo do cabo entre Cuba e Venezuela não foi revelado, mas deve ser bem maior do que o de uma conexão entre a Flórida e Havana. O governo cubano estima que um cabo entre a Flórida e Havana custará US$ 500 mil.

Dentro do território cubano, a rede de fibra deve ter cerca de 1.500 quilômetros de extensão, mais de dez vezes o necessário para ligar o país ao estado americano da Flórida. A construção da nova rede está a cargo da venezuelana CVG Telecom (Corporación Venezolana de Guyana), diz o Slashdot, em parceria com a cubana ETC (Empresa de Telecomunicaciones de Cuba).


vermelho.org

domingo, 20 de julho de 2008

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Rio intensifica treino de policiais militares pelo Bope

O Bope, Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro, intensificou o treinamento de policiais militares depois das ações desastrosas da PM nas últimas semanas. O curso oferecido pela tropa de elite faz parte de um processo de reciclagem que ocorre desde maio deste ano, mas as "aulas" aos policiais agora são ministradas de segunda a sexta-feira, em dois turnos de três horas cada, totalizando 50 policiais.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Os assassinos de João

Enganam-se os que atribuem apenas aos dois PMs a responsabilidade pelo absurdo assassinato do menino João. As imagens reveladas pelo jornal O Dia não mostram, mas, naquela rua,escondidas atrás de postes, armadas, havia muitas outras pessoas. Gente que encontramos nas ruas, no trabalho, em palácios legislativos e de governo.

Pessoas que forjaram sua cumplicidade com incontáveis crimes, que sempre defendem a violência policial e o desrespeito à civilidade e à lei, que enchem a boca para dizer que na nossa sociedade só há direitos humanos para bandidos.

Pessoas que não se cansam de alardear que policiais têm direito de matar. Que nunca se curvaram a uma realidade óbvia: nos últimos anos, a polícia matou como nunca e a criminalidade não parou de crescer.

Estas pessoas – desculpe leitor se você é uma delas – nunca conseguiram atentar para algumas questões: 1. policial que pode matar pode também cometer qualquer outro tipo de crime e ter quase certeza de impunidade; 2. policial que pode matar supostos bandidos pode matar qualquer um de nós.Só há um jeito de impedir que matem inocentes: é impedir que eles matem qualquer um.

O menino João é apenas mais uma vítima da política que, para a alegria de tantos governantes, joga para fuzis e pistolas a solução de graves problemas econômicos, sociais e , claro, de segurança pública.

Os que defenderam o direito de a polícia atirar primeiro e perguntar depois devem, agora apresentar-se à delegacia que investiga o assassinato de João e declararem-se cúmplices dos dois PMs cujo comportamento tanto estimularam. Todos ajudaram a apertar os gatilhos das armas daqueles policiais.


Fernando Molica - O Dia 9/07/08

segunda-feira, 7 de julho de 2008

PAZ

Carro com 1 mulher e 2 crianças é metralhado por policiais. O veículo foi confundido com o carro dos bandidos que os policiais perseguiam. A criança de 9 meses saiu ilesa, mas infelizmente o menino de 3 anos veio a falecer.

A mãe ainda tentou informar aos policiais que havia criança dentro do carro jogando a bolsa para fora, mas a tentativa foi em vão.

Que treinamento dão aos policiais que atiram primeiro para depois perguntar?

Policiais que são pagos para servir e proteger, acabaram virando algoz de um menino de 3 anos.


PAZ

João Paulo Lamberg Mello

Internet poderosa

A internet já tem um potencial de 41,5 milhões de eleitores com idade superior a 16 anos. Esse é o número de brasileiros que acessam a web, segundo dados do Ibope/NetRatings relativos ao primeiro trimestre deste ano. As classes C (37%) e D (13%) já representam 50% do total de usuários. Mas para o candidato brasileiro chegar a esses votos não é fácil. Tem de enfrentar a legislação atual que confina a propaganda a um único site e deixa brechas para outros casos, como as redes sociais e o correio eletrônico.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que se posicionará à medida que os processos forem chegando. Os parlamentares devem se reunir nesta semana com o presidente do TSE para tentar alterar as regras. Há quem defenda a possibilidade de doações por cartão de crédito, a exemplo da campanha do candidato à Presidência dos Estados Unidos Barack Obama.

A pouca familiaridade dos candidatos com novas tecnologias também preocupa os especialistas que, no entanto, apostam suas fichas no que classificam de um movimento irreversível. "A internet é uma excelente forma de atrair os jovens, mais refratários ao discurso político", diz o pesquisador Marcelo Coutinho.


do site: osamigosdopresidentelula

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Charges




chargeonline

Por patrocínio, Jade "chora" antes de ir a Pequim

Portal Terra

RIO - Na busca de mais recursos vindos de patrocinadores, a ginasta Jade Barbosa, uma das esperanças brasileiras de medalhas nos Jogos de Pequim, vai lançar um personagem próprio em desenho para explorar a sua imagem às vésperas da Olimpíada.

Com o apoio do cartunista Carlos Sá, que foi o responsável pelas animações da atleta, que completa 17 anos nesta terça-feira, o projeto ainda está em fase inicial, mas já vem se arrastando há dois anos e tem lançamento previsto para o final de julho.
Em contato com o Terra, a assessoria de imprensa da ginasta disse que encontrou várias dificuldades no período que a impediram de acelerar a iniciativa e só fechou o nome de Carlos Sá após várias tentativas com outros profissionais.

O novo desenho, que conta com a aprovação de Jade, que considerou ter a "sua cara", será parte de uma estratégia de marketing para sustentar a carreira da ginasta após os Jogos de Pequim e será estampado em peças como boné, camisetas e meias, entre outros.

No entanto, o projeto inicial será investir nos quadrinhos passando uma mensagem positiva às crianças. Nos gibis, a personagem principal estará envolvida com boa alimentação para o esporte, além de tentar incentivar os estudos e a conscientização aos problemas da natureza.