domingo, 29 de junho de 2008

Em todo o país, apenas em 78 municípios pode haver 2º turno nas eleições 2008



Números atualizados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até abril mostram que pode haver segundo turno em apenas 78 de 5.564 municípios do país nas eleições 2008. A segunda votação para o cargo de prefeito é possível somente nas cidades com mais de 200.000 eleitores.

Em 2006, houve a possibilidade do segundo turno em 77 cidades, com a exceção de Rio Branco (AC), que contava com 193.549 votantes aptos. Agora, o município contabiliza 201.966 eleitores e entra na lista dos que podem ter segundo turno.

No Estado do Rio além da capital mais 9 cidades possuem mais de 200 mil eleitores, entre elas: Belford Roxo, Campos, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, São Gonçalo, São João de Meriti e Volta Redonda.

Em 2004, houve segundo turno em 44 das 68 cidades aptas. Em Roraima e Tocantins, não há municípios com mais de 200.000 eleitores. No Distrito Federal não haverá eleições, pois não há prefeitura.

O segundo turno, marcado para o dia 26 de outubro, ocorre em locais em que o candidato a prefeito não obteve a maioria absoluta dos votos (50% + 1) no primeiro turno. As eleições acontecem no dia 5 de outubro em todo o país.



fonte: Uol


50 anos do nosso primeiro título mundial




SUÉCIA 2 x 5 BRASIL
Data
: 29/06/1958
Local: estádio Rasunda, em Estocolmo
Público: 49.737 pagantes
Juiz: Maurice Guigue (França)
Gols: Liedholm, aos 3 minutos do primeiro tempo; Vavá, aos 9 e aos 32 do primeiro tempo; Pelé, aos 10 do segundo tempo; Zagallo, aos 23 minutos do segundo tempo; Simonsson, aos 35 do segundo tempo; Pelé, aos 46 do segundo tempo


Não os vi jogar, mas vendo a seleção ao comando de Dunga, quem viu deve sentir enormes saudades dessa época. Os salários não chegavam perto dos atuais valores de hoje, os jogadores jogavam no Brasil e tinham uma coisa importante, orgulho de vestir a camisa da seleção.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Consumo de drogas aumentou no Brasil, aponta ONU


O consumo de cocaína e maconha tem aumentado no Brasil, segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2008, do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (Unodc), divulgado nesta quinta-feira (27).

Quanto à cocaína, o consumo tem diminuído em boa parte do mundo, mas tem aumentado em países da América do Sul, e o Brasil aparece como o segundo maior mercado das Américas, com um total de 870 mil usuários.

A prevalência anual da cocaína (consumo da droga pelo menos uma vez ao ano) no país passou de 0,4% para 0,7% na população com idade entre 12 e 65 anos em 2005, período em que foi concluído o último levantamento do governo federal, por meio de pesquisas domiciliares.

Em relação ao consumo de maconha, o aumento avaliado como de maior importância pelo Unodc foi registrado no Brasil, um reflexo, segundo o órgão, do aumento na disponibilidade de maconha e haxixe no vizinho Paraguai. A prevalência anual desta droga chegou a aumentar duas vezes e meia, passando de 1% em 2001 para 2,6% em 2005.

O relatório aponta ainda que o contrabando de cocaína na região andina em direção à Europa – via África – passou de 5% em 2004 para 12% em 2006. A Colômbia aparece em primeiro lugar no ranking de países de origem para a droga, seguida pelo Peru.

Já as apreensões de cocaína realizadas em países africanos indicam que o país de trânsito mais importante é o Brasil, seguido pela Venezuela.

A América do Sul, junto à América Central e à região do Caribe, foi responsável por 12% do total de apreensões globais de maconha. Os maiores volumes da droga foram apreendidos no Brasil (167 toneladas), na Bolívia (125 toneladas) e na Colômbia (110 toneladas).

Agência Brasil

TV por assinatura poderá ter limite de publicidade

A publicidade nos canais pagos, considerada um dos principais motivos de desagrado com a TV por assinatura no país, poderá ter limite. O assunto está sendo discutido na Câmara dos Deputados, onde tramita o PL-29, que visa reorganizar toda a legislação do setor, instituir a abertura desse mercado às teles e criar cotas de conteúdo nacional.

A fixação de um percentual de propaganda na TV paga rachou emissoras de TV aberta e programadoras de canais.
Inicialmente, o PL-29 propunha uma média de 25% de propaganda nos canais pagos, mesmo limite da TV aberta, com tolerância de até 30% nos horários de pico. Parece muito, e é, mas 25%, ou 15 minutos por hora, é menos do que alguns canais praticam atualmente. Na última terça-feira (24), por exemplo, o Sony exibiu 20 minutos (33%) de propaganda e chamadas durante uma hora de Grey’s Anatomy. Há canais que exibem mais publicidade ainda.

A Abert (associação das redes) protestou contra os 25% na TV paga. As emissoras abertas temem perder publicidade para os canais pagos, principalmente os controlados pela Globo. Algumas querem limitar a no máximo 15% o tempo.

O tema divide a própria Globo. Sua programadora, a Globosat, defende 25%. Mas executivos da rede querem 10%.

Pressionado, o relator do PL-29, Jorge Bittar (PT-RJ), deve recuar dos 25%. Já tem uma proposta alterando o limite para 10% de média diária, com até 15% nas horas de pico. Mas esse percentual deve ser alterado. A tendência são os 25%.


Fonte: Folha de S.Paulo

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Globo perde 20% de audiência


Pesquisa do Ibope até 23 de junho mostra que em 2008 a Globo está tendo a menor audiência da história desde quando assumiu a hegemonia.

A audiência nacional da Globo caiu de 24,2% para 19,5% nos últimos 4 anos.

Na Grande São Paulo os números acompanham a tendência: de 22,6% caiu para 18%.

A perda de audiência corresponde a 20%. É como se 1 em cada 5 telespectadores da Globo trocassem de canal.

A grande beneficiada tem sido a Record, que tomou do SBT a vice-liderança.

Fonte: Ooops! / Uol

terça-feira, 24 de junho de 2008

Liberdade de Imprensa?


Uma das maneiras mais fundamentais de garantir e manter a liberdade de expressão num regime democrático é ter livre acesso aos políticos e parlamentares responsáveis por zelar por esse mesmo regime.

Esse direito foi retirado dos repórteres do Programa CQC, "Custe o que Custar", no ar pela Rede Bandeirantes de TV, que estão proibidos pela Câmara/Senado de entrarem nas dependências do Congresso para realizar suas tarefas jornalísticas.
Pedimos, assim, não apenas à audiência do programa, mas a todos aqueles que prezam a manutenção do Estado de Direito e a liberdade de expressão, que manifestem seu apoio ao direito dos repórteres do CQC de circularem pelas áreas permitidas da Câmara/Senado sem qualquer constrangimento.

Você acha que o CQC tem direito a entrar no Congresso?

Acesse o site e deixe o seu voto.

www.cqcnocongresso.com.br

Abril, Record e Band protestam contra monopólio da Globo


Os grupos Abril, Record e Bandeirantes vão divulgar nesta semana um manifesto contra "o monopólio" da Globo na TV paga, por meio do controle de conteúdo nacional nas operadoras Net e Sky, que detêm 76% dos assinantes brasileiros.

Os grupos reclamam de barreiras para a distribuição de seus canais. Recentemente, a Sky limitou o sinal da MTV, da Abril, antes nacional, a São Paulo.

O documento também declarará apoio à proteção do conteúdo nacional no PL-29, e discussão no Congresso, mas proporá mudanças. Os grupos dizem que a atual redação do PL-29, que obriga operadoras a distribuir dez canais nacionais no pacote mais básico, favorece a Globo, que ocuparia sete dessas dez vagas. Record, Band e Abril querem que cada grupo econômico fique, cada um, com dois desses canais.

Diretor-geral da Globosat, Alberto Pecegueiro rechaça as acusações. "Não existe monopólio da Globo. A Globo enfrenta no mercado de TV por assinatura os maiores grupos do mundo, como Turner e Time-Warner. No discurso antiGlobo, ninguém liga para isso", diz.

Segundo o executivo, a Globo não tem poder de veto no conteúdo da Sky. Para ele, a proposta de dois canais por grupo no pacote básico é "absurda". "Estão pleiteando que o conteúdo deles seja distribuído por decreto, não por competência."


Fonte: Folha de S.Paulo

segunda-feira, 23 de junho de 2008

CQC: Humor com conteúdo


Toda segunda a noite vai ao ar na band o programa CQC, onde apresentadores e repórteres vestidos de preto e com óculos escuros apresentam um humor com conteúdo.


Mas a principal marca do time "Custe o Que Custar" é a irreverência. Com humor inteligente, audacioso e muitas vezes ácido, o programa faz um resumo semanal das notícias, e nessa varredura dos fatos importantes, sob o olhar atento do CQC, ninguém escapa.


É uma boa e nova opção para os telespectadores.

Charge

Adnael para o Charge Online

Prefeitura Rio-2008

Três candidatos são oficializados em sua convenções neste domingo:

Alessandro Molon (PT)
Eduardo Paes (PMDB)Fernando
Gabeira (PV) e que terá tbm os apoios do PSDB e do PPS

Sairão candidatos ainda: Chico Alencar (Psol), Jandira Feghali (PC do B) que deverá ter apoio do PSB, Marcelo Crivella (PRB) e Paulo Ramos que deverá sair candidato pelo PDT e Solange Amaral (DEM), antigo PFL.

Eduardo Paes parece ter se esquecido do antigo companheiro César Maia. Ele foi secretário de esportes do atual prefeito do Rio.

O candidato do PMDB citou ainda que o Rio precisa de integração entre os governos municipal e estadual. "Não tenho dúvida de que a população quer mudanças principalmente nos serviços de saúde e educação. Integração é nossa palavra de ordem. Chega da prefeitura ser uma ilha isolada sem ligação com o governo do estado e o governo federal", disse Paes, que tem o apoio do governador do estado, Sérgio Cabral.

"ilha isolada"? O Senhor residiu nessa ilha por um bom tempo.

O ex-secretário de esportes da cidade do Rio de Janeiro parece ter se esquecido do ex-companheiro César Maia. Eduardo Paes que saiu do PSDB, aliado antigo do PFL (partido do prefeito César maia e que tem como candidata Solange Amaral) e foi para o PMDB.

Eduardo Paes e Solange Amaral são a continuidade que o Rio NÃO quer.


João Paulo Lamberg Mello

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Separando o Joio do Trigo

Com a proximidade das eleições municipais, gostaria de fazer alguns comentários:

O voto não tem preço, ele tem conseqüências...


Que o eleitor possa distinguir o candidato que quer defender a ética a moralidade e os interesses da sociedade, dos que querem defender interesses próprios e de outros.

A sociedade tem que fiscalizar!

Nesse site você pode encontrar muitas informações: www.transparenciabrasil.org.br

"Os representados escolherão seus representantes" Mv Bill

Estejam Atentos!

João Paulo Lamberg Mello

quarta-feira, 18 de junho de 2008


As forças armadas não foram criadas para fazer papel de polícia. É um absurdo o que fizeram com os 3 jovens do morro da providência, que foram entregues pelo exército a traficantes do morro da mineira, quadrilha rival, para sofrerem um "corretivo". Corretivo este, que lhes custou a vida.

Com presença na comunidade da providência, o exército está ali para assegurar que as ombras do projeto "cimento social", do senador Marcelo Crivella, ocorram na mais perfeita ordem.

A intenção era essa...

Além dos executores, os quais esperamos que sejam punidos, que os militares que fizeram o papel de entregar os jovens a esses criminosos não sejam punidos apenas administrativamente pelo exército, mas que sejam levados a responderem na Justiça comun.


João Paulo Lamberg Mello

segunda-feira, 16 de junho de 2008

domingo, 15 de junho de 2008

O "super-herói" dos DEMos não corre risco de expulsão




No Rio de Janeiro o Deputado Estadual Natalino José Guimarães continua impávido e no diretório Regional do partido, fazendo companhia a César e Rodrigo Maia, Solange Amaral e outros.
Em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, Natalino é conhecido em seu reduto eleitoral como "Batman", e faz campanha usando o símbolo do homem-morcego, super-herói.
As milícias controlam o transporte irregular de Perueiros, as "gatonet" (sistema de TV a cabo pirata), comércio de botijão de gás, aluguel de imóveis, construção, jogos, caça-níqueis, etc.As milícias também privatizam a segurança pública.Casas e lojas pagam para ter proteção e tem o símbolo na porta.

As milícias também privatizam a segurança pública.Casas e lojas pagam para ter proteção e tem o símbolo na porta.
Natalino e seu irmão Jerominho (vereador pelo PMDB), já são réus em ação penal na justiça acusados de chefiar a organização criminosa. Jerominho está preso desde dezembro passado.
Mais investigações continuam e envolvem homicídios, desaparecimento de testemunhas, extorsões e ameaças.O deputado, antes de fazer carreira política no DEMos, foi inspetor de Polícia na 35ª DP, de Campo Grande.
Na semana passada, uma bomba de fabricação caseira foi jogada nesta delegacia. Não houve vítimas, apenas danos materias. Os autores do crime, foram presos, e o delegado diz que apontaram Natalino como mandante.
A motivação seria a repressão à milícia. Nas últimas 2 semanas, a polícia prendeu 5 pessoas do grupo. A repressão atrapalha a exploração econômica de atividades ilícitas.
Após a bomba a repressão às ilegalidades se intensificou. A polícia estourou uma central clandestina de TV a cabo (‘gatonet’) e houve apreensão de 83 Kombis, vans e motos exploradas pela milícia. Na comunidade de Cosmos, uma festa junina acabou cancelada pela ação de agentes, que recolheram grades de ferro pintadas com o nome do deputado Natalino.
O Deputado e o irmão ainda são suspeitos de serem mandantes da tortura a uma equipe de reportagem do Jornal o Dia, na Favela do Batan, em Realengo, na Zona Oeste. Faziam uma reportagem investigativa sobre milícias. Natalino nega, dizendo que não atua naquela área. Mas um assessor parlamentar teve a voz reconhecida pelas vítimas, no cativeiro, e suspeita-se que seja de seu gabinete.
César Maia já manifestou simpatia por milícias. Considerou um mal menor. Chegou a chamá-las de “autodefesas comunitárias”, num elogio ao modelo de segurança colombiano.Com tudo isso, desde que não denuncie nenhuma corrupção demo-tucana, Natalino continua um dos quadros mais reluzentes do diretório estadual dos DEMos no RJ.

Do blog osamigosdopresidentelula por Zé Augusto

Fizeram até em preto e branco para parecer uma coisa antiga

Eu acho que a nossa oposição deveria ser mais construtiva. Achei bom o programa de TV do PSDB. Eles deveriam fazer na prática o que falaram na televisão. Fizeram até em branco e preto para parecer uma coisa antiga. Gostei muito. Mas eu queria que eles assistissem ao programa todo dia quando levantassem de manhã para ir ao Congresso", disse o Presidente Lula hoje para o JB.

O Presidente disse, ao comentar as novas descobertas de petróleo, que quer criar um fundo para a educação com o dinheiro dos royalties do produto."Eu na verdade estou pensando seriamente nos investimentos que podemos fazer. Eu sonho com a criação de um fundo para investir na educação neste país,

Lula disse ainda que o Brasil não pode se conformar em ser apenas um exportador de petróleo bruto, mas criar uma "verdadeira indústria petroleira". "Um estaleiro para construir sonda, um estaleiro para construir plataforma, um estaleiro para construir embarcações. Hoje, se a gente tivesse que completar todas as sondas que a Petrobras precisa para começar a trabalhar, a gente não teria condições só com a produção brasileira. Será preciso a gente trazer de fora para que dê tempo de o nosso parque industrial se preparar. Mas essa é uma oportunidade excepcional para a gente desenvolver a indústria naval brasileira. E eu acho que nós precisamos aproveitar esse petróleo, eu não discuti ainda com ninguém o que nós vamos fazer com o petróleo, que pertence à União. As áreas que não foram leiloadas ainda são da União", afirmou o presidente.

Blog osamigosdopresidentelula por Helena

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Uma forma de Milícia na Zona Sul?

Recentemente moradores da rua Martins Ferreira, em botafogo, foram intimidados com uma carta colocada dos escaninhos do prédio. A Carta oferecia o serviço dessas pessoas e ainda traz ameaças. Foi enviado um fax com a cópia desse texto para o 2° batalhão da BPM (botafogo) e o comandante do batalhão disse vai tomar providências, mas é preciso que os moradores registrem queixa.

O engraçado é que essa ajuda foi oferecida após uma série de assaltos e carros arrombados naquela região.Eles criam os fatos e depois oferecem a solução. Espero que o Estado faça o seu papel de dar segurança à população.

Charge


Charge de Dálcio para o Correio Popular

CSS é Aprovada na Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (11), por 259 votos a favor, 159 contra e 2 abstenções, a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS). O projeto precisa ainda ser aprovado pelo Senado para que a cobrança do tributo entre em vigor em 2009.

Se aprovado pelo Senado, o novo tributo teria alíquota de 0,1% sobre todas as movimentações financeiras, no mesmo molde da extinta CPMF. Estariam isentos do pagamento da CSS os aposentados e pensionistas, além dos trabalhadores formais que recebam até R$ 3.038,99. Quem ganha acima deste valor e tem carteira assinada também será isento até este limite, pagando apenas sobre o restante.

Segundo contas feitas pelos parlamentares da base governista, a CSS proporcionaria uma arrecadação de R$ 11,8 bilhões em 2009, R$ 12,9 bilhões em 2010 e R$ 14,2 bilhões em 2011.


Fonte: Portal G1

terça-feira, 10 de junho de 2008

Internet banda larga já chega a 2.500 escolas públicas

Duas mil e quinhentas escolas públicas já receberam internet banda larga. O balanço foi feito durante o 52º Painel da Associação Brasileira das Telecomunicações (Telebrasil), na Costa do Sauípe. O secretário de Educação à Distância do Ministério da Educação (MEC), Carlos Eduardo Bielschowsky, representantes das empresas de telefonia, da Casa Civil, do Ministério das Comunicações, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Telebrasil fizeram uma reunião para avaliar os trabalhos.

O programa foi lançado em abril pelo MEC e a meta para o primeiro bimestre, instalar a conexão em duas mil escolas, já foi cumprida. Um dos problemas detectados nesses primeiros meses pelas teles é a falta de estrutura em algumas escolas para receber o cabeamento. Em alguns lugares, o laboratório de informática não existia mais ou a diretoria negou-se a receber os técnicos das empresas porque não havia sido comunicada sobre a instalação.

“Percebemos que há a necessidade de comunicar a todas as secretarias de educação quais escolas serão beneficiadas e quando. Isso foi agora ajustado em um termo de compromisso, o MEC vai repassar isso para a gente responder sobre a validação da escola”, explicou o vice-presidente do Consed, Adeum Sauer. As escolas que não tiveram a estrutura passarão a vez para aquelas que já podem receber a banda larga até que estejam adequadas.

O programa de banda larga prevê que 56 mil escolas sejam beneficiadas até 2010. Desse total, 40% devem ser instaladas em 2008, 40% em 2009 e os 20% restantes em 2010. O acordo entre governo e teles foi feito a partir da troca da obrigação das operadoras de telefonia em instalar Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) e levar aos municípios um sistema chamado backhauls, que é a infra-estrutura de rede para conexão em banda larga.

“A avaliação foi positiva. Se as empresas não instalarem a rede dentro dos prazos serão multadas, então não tenho a menor dúvida que as metas serão cumpridas”, avaliou o secretário executivo da Telebrasil, César Rômulo.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 9 de junho de 2008

A queda da poderosa

O faturamento da Globo no primeiro semestre deste ano cresceu menos do que a média das redes de TV e menos ainda que o mercado de mídia.O desempenho, segundo analistas, é conseqüência do crescimento dos investimentos publicitários em jornais, em internet e na Record. Ou seja, a Globo estaria perdendo participação de mercado, historicamente em torno de 70% entre as TVs, para sua principal concorrente, em alta no Ibope.

De acordo com relatório oficial da Globo, enviado na semana passada a bancos e credores estrangeiros, a empresa faturou R$ 1,474 bilhão no primeiro trimestre, 11% a mais do que no mesmo período de 2007.O próprio relatório informa que o mercado nacional de mídia cresceu 15,5% nos três primeiros meses de 2008. Já a TV paga e aberta cresceram 12,7%.

Segundo o Projeto Inter-Meios, que monitora os investimentos publicitários, as TVs aberta e paga perderam participação de mercado, de 62% no primeiro trimestre de 2007 para 60,7%. Já os jornais subiram de 18,3% para 19,4%.

O relatório da Globo expõe sua queda de audiência, mas salienta que continua a "entregar índices robustos" e a manter sua "histórica liderança". Apesar de crescer menos, a Globo continua líder disparada de mercado. Seu faturamento no primeiro trimestre é maior do que toda a receita de 2007 da Record, segunda rede nacional.

Do vermelho.org

quinta-feira, 5 de junho de 2008

"Terra, planeta água"

ÁGUA NO MUNDO

A água não é só uma mera substância química formada por átomos de hidrogênio e oxigênio. Nela surgiu a primeira forma de vida do planeta há milhões de anos; dela o processo evolutivo caminhou até formar nossa espécie, e continua a manter toda a diversidade que conhecemos.

"Terra, planeta água:"

Nenhuma frase é tão verdadeira quanto essa, se pensarmos que 3/4 da superfície do nosso mundo são cobertos por água, sendo 97% salgada, e apenas 3% doce. Contudo, do percentual total da água doce existente, a maior parte encontra-se sob a forma de gelo nas calotas polares e geleiras, parte é gasosa e parte é líquida - representada pelas fontes subterrâneas e superficiais. Já os rios e lagos, que são nossas principais formas de abastecimento, correspondem a apenas 0,01% desse percentual, aproximadamente.

Na Terra tudo é mantido graças à presença desse líquido vital: nossas cidades, nossas indústrias, nossas plantações, e, mesmo o oxigênio que respiramos, cerca de 70% dele, vem das microscópicas algas habitantes dessa enorme massa formada por rios, lagos e oceanos.


ÁGUA NO BRASIL

O Brasil possui uma das maiores reservas hídricas do mundo, concentrando cerca de 15% da água doce superficial disponível no planeta. Mas o contraste na distribuição é enorme: A região Norte, com 7% da população, possui 68% da água do País, enquanto o Nordeste, com 29% da população, possui 3%, e o Sudeste, com 43% da população, conta com 6%.

Além disso, problemas como o desmatamento das nascentes e a poluição dos rios agravam a situação. Em conseqüência, 45% da população não tem acesso aos serviços de água tratada e 96 milhões de pessoas vivem sem esgoto sanitário. A agricultura é o setor que mais consome água no país, cerca de 59%. O uso doméstico e o setor comercial consomem 22% e o setor industrial fica por último com 19% do consumo.

Projeções feitas por cientistas calculam que em 2025, cerca de 2,43 bilhões de pessoas estarão sem acesso à água.O desperdício é outro grande problema. Na verdade, é uma das causas para escassez. No Brasil 40% da água tratada fornecida aos usuários é desperdiçada. Cada pessoa necessita de 40 litros de água por dia, mas a média brasileira é de 200 litros.


Outros dados:

• 65% das internações hospitalares no país, principalmente de crianças, são causadas por doenças de veiculação hídrica.

• Diarréia e as infecções parasitárias estão em segundo lugar como maior causa de mortalidade infantil no Brasil.

• Apesar dos esforços, são poucas as indústrias brasileiras que tratam seus despejos antes de devolvê-los à natureza.

• Apesar de toda energia gerada pelas gigantescas hidrelétricas do São Francisco, ainda hoje 35% da população rural dessa região não possui energia elétrica em seus domicílios.

• São Paulo e algumas outras cidades do globo têm uma descarga de efluentes do mesmo volume que o fluxo natural dos rios que as atravessam


Tenha Atitude


Tome banho rápido! Um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos de, no máximo, 5 a 15 minutos economizam água e energia elétrica.

Escovando os dentes com a torneira aberta, você gasta até 25 litros. O certo é primeiro escovar e depois abrir a torneira apenas o suficiente para encher um copo com a quantidade necessária para o enxágüe.

Ao deixar a torneira aberta, você pode estar gastando de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia – o que equivale ao consumo médio por pessoa por dia na África. Fique de olho e feche a torneira!

Lavando o automóvel com a mangueira pode gastar 560 litros em 30 minutos. Lavar apenas quando for realmente preciso, usando um balde: a economia será de 520 litros.

Aperte a descarga apenas o tempo necessário. Uma válvula de privada no Brasil chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Não jogue lixo no vaso sanitário. Hoje existem vasos sanitários com descargas que utilizam menos água ou que tem duas opções da quantidade de água a ser despejada.

Vazamento? Feche o registro e todas as torneiras (internas e externas) e observe se o hidrômetro continua movimentando os ponteiros. Em caso positivo, deve existir um vazamento.Repare imediatamente: 10 gotas de água por minuto desperdiçam 2 mil litros de água por ano.


Fonte: Amigodaagua.com.br / brasildasaguas.com.br

Respondendo algumas questões


Quais os efeitos do aquecimento global? São várias as conseqüências do aquecimento global. Algumas delas já podem ser sentidas em diferentes partes do planeta como o aumento da intensidade de eventos de extremos climáticos (furacões, tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca ou deslizamentos de terra). Além disso, os cientistas hoje já observam o aumento do nível do mar por causa do derretimento das calotas polares e o aumento da temperatura média do planeta em 0,8º C desde a Revolução Industrial. Acima de 2º C, efeitos potencialmente catastróficos poderiam acontecer, comprometendo seriamente os esforços de desenvolvimento dos países. Em alguns casos, países inteiros poderão ser engolidos pelo aumento do nível do mar e comunidades terão que migrar devido ao aumento das regiões áridas.


Como o desmatamento influencia na mudança do clima? Ao desmatar, muitas pessoas queimam a madeira que não tem valor comercial. O gás carbônico (CO2) contido na fumaça oriunda desse incêndio sobe para a atmosfera e se acumula a outros gases aumentando o efeito estufa. No Brasil, 75% das emissões são provenientes do desmatamento.


Quais as soluções para combater o aumento do efeito estufa? Existem várias maneiras de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa. Diminuir o desmatamento, incentivar o uso de energias renováveis não-convencionais, eficiência energética e a reciclagem de materiais, melhorar o transporte público são algumas das possibilidades.


Fonte: wwf.org.br

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Tristes Números

Os Estadosdo Rio, São Paulo, Paranáe Minas Gerais concentram 61% das indústrias com maior potencial emissão de gases poluidores no Brasil, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada ontem. São Paulo concentra 22% das industriais com maior potencial de emissão de gases poluentes no Brasil. O percentual paulista é o maior, à frente de Minas Gerais(21%), Rio (9%), Paraná (9%).

A área desmatada na Amazônia atingiu 1123 km², apenas em abril. A área equivale às dimensões da Cidade do Rio de Janeiro, com território de 1182 km².

Em apenas nove meses entre, agosto de 2007 e abrilde 2008, já houve mais desmatamento do que em 12 meses de agosto de 2006 à julho de 2007. Foram 5850 km² contra 4974 km², em um aumento de 15%.

Fonte: JB On line

terça-feira, 3 de junho de 2008

Biopirataria


A biopirataria é a exploração, manipulação, exportação e/ou comercialização internacional de recursos biológicos que contrariam as normas da Convenção sobre Diversidade Biológica, de 1992.


A enorme biodiversidade do Brasil e a falta de políticas para sua proteção, pesquisa e aproveitamento econômico fazem do país um dos principais alvos da biopirataria. Devido a este fato, vem ocorrendo em grandes proporções no País.


Em geral, a prática é feita por traficantes, recrutados pelos grandes laboratórios farmacêuticos internacionais. A ong Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres - estima que cerca de 38 milhões de animais da Amazônia, da mata Atlântica, das planícies inundadas do Pantanal Mato-Grossense e da região semi-árida do Nordeste sejam capturados por traficantes de animais, que faturariam cerca de 1 bilhão de dólares ao ano. Isso representaria 10% do comércio ilegal de animais no mundo, conforme relatório do IBGE.


Segundo a Renctas, de cada dez animais traficados, apenas um chega ao destino final – nove morrem na captura ou durante o transporte. Fonte: Wikipédia.org

Resíduos Sólidos




No Brasil, a cada ano são desperdiçados R$ 4,6 bilhões porque não se recicla tudo o que poderia.


A cidade de São Paulo produz mais de 12.000 toneladas de lixo por dia, com este lixo, em uma semana dá para encher um estádio para 80.000 pessoas.

Se toda água do planeta coubesse em um litro, a água doce corresponderia a uma colher de chá.

Um litro de óleo combustível usado pode contaminar 1.000.000 de litros de água.

Pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, um pouco mais de 1 quilo de lixo por dia. Atualmente, a produção anual de lixo em todo o planeta é de aproximadamente 400 milhões de toneladas.


Soluções para os Resíduos Sólidos

Adotar a reciclagem como prática produtiva. Se o País reciclasse todas as latas de aço que consome, seria possível evitar a retirada de 900 mil toneladas de minério de ferro por ano e economizaria energia equivalente ao consumo de quatro bilhões de lâmpadas de 60 Watts.
Reduzir a quantidade de lixo produzido nas casas e nas indústrias.
Aproveitar tudo o que puder dos alimentos, economizando também nas quantidades. Por exemplo: talos, cascas e folhas de frutas, verduras e legumes são altamente nutritivos e, com um pouco de criatividade, podem ser transformados em pratos saborosos.
Pensar bem antes de jogar fora os restos dos alimentos. Será melhor colocá-los em uma embalagem e dar aos que têm fome do que alimentar os ratos que vivem nos lixões.
Reutilizar diversos produtos antes de jogá-los fora, usando-os para a mesma função original ou criando novas formas de utilização.
Doar o que ainda serve para outras pessoas e instituições de caridade. Exemplos: roupas a ser reformadas, móveis restaurados, vidros e plásticos transformados em utilidades.
Repensar os hábitos de consumo e de desperdício. Consumir o nescessário, mas sem exageros. É importante consumir produtos mais duráveis.
Não jogar papéis, latinhas e bitucas de cigarro nas ruas, pois vão direto para os bueiros, causando entupimentos e enchentes. Os únicos responsáveis pela poluição das águas, mares, rios e lagos somos nós, a população.

Liberdade de Imprensa e ausência do poder público

A milícia explora os moradores. Qualquer comércio que se instale na comunidade paga uma taxa, cobram pelo sinal clandestino de TV a cabo e internet, controlam o transporte pirata e o fornecimento de botijão de gás. Estão de olho no dinheiro de gente pobre e que não tem outra opção senão colaborar em troca da suposta segurança.


No dia em que o senado realiza uma Sessão Especial para comemorar os 200 anos da Imprensa Brasileira e o seu patrono Hipólito da Costa. É também a Semana em que lembramos a morte do jornalista Tim Lopes (6 anos), e a semana que é divulgado que jornalistas foram sequestrados e torturados há 20 dias. Vemos que além dos cidadãos oprimidos por essas milícias, os jornalistas também são impedidos de realizarem seus trabalhos de forma brutal, como aconteceu com Tim Lopes que foi assassinado. Ambos tráfico e milícia, configuram a total falta da presença do poder público nessas regiões.


Revelar a verdade é um dever sagrado para o jornalista
Esperamos que os jornalistas possam continuar a cumprir sua missão

segunda-feira, 2 de junho de 2008

O que fazer...


O que fazer...

Com as pilhas?Agora você pode levá-las a qualquer agência do Banco Real para alimentar o Papa- pilhas. Sejam de celulares, câmeras digitais, controles ou relógios, elas contém materiais que contaminam o solo e os lençóis freáticos, podendo causar problemas de saúde, como danos para os rins, fígado e pulmões.


Com o óleo de cozinha?As lojas do Extra agora reclicam também óleo de cozinha, além de papel, vidro, plástico e metal! 1 litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água, aproximadamente o que uma pessoa consome em 14 anos de vida. Provoca também a impermeabilização dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes.


Como fazer: Espere esfriar e armazene o óleo em uma garrafa PET, daquelas transparentes, de 2 litros. Tampe bem a garrafa e deposite-a no coletor de lixo de cor marrom, no Extra. Todo óleo de cozinha coletado será encaminhado às empresas recicladoras, que o utilizarão como matéria-prima para a produção de biocombustível.

Se o Extra mais perto de sua casa ainda não tem o coletor apropriado, ligue para o SAC ( 0800-7732732) e peça para que seja providenciado.

Semana do Meio Ambiente


Nessa semana abordaremos mais questões relacionadas ao meio ambiente. O dia do meio ambiente é dia 5 de junho. Acredito que um dia apenas não basta para tratarmos do assunto, nem mesmo uma semana, mas devemos tratar rotineiramente esse assunto e ajudar a divulgá-lo para o maior número de pessoas que conseguirmos.

Principal objetivo é divulgar soluções e ações cotidianas para minimizar os impactos no meio ambiente e garantir a sustentabilidade do planeta Terra, colaborando com a mudança de postura da população.




"Devemos ser a mudança que queremos ver no futuro."
Mahatma Gandhi

Riscos em exercer simultaneamente duas funções

Em muitos ônibus o motorista tem duas funções a de guiar o veículo e a de trocador. Com uma sobrecarga em suas funções podemos levantar as seguintes questões: O salário do motorista não aumentou e nem a passagem de ônibus abaixou, o que nos leva a chegar à conclusão que o que aumentou foi o lucro das empresas de ônibus, sem se preocupar com a segurança e o bem-estar do passageiro já que o motorista tem que desviar sua atenção entre o trânsito e receber o dinheiro do passageiro, ou dar o troco.

Agora há um dilema. O motorista tem que cumprir um certo tempo de viagem que é estipulado pela empresa e nessa pressa muitas vezes ele acaba não esperando com o veículo parado para receber o dinheiro do passageiro, e com o veículo em movimento ele acaba efetuando essa outra função colocando em risco a segurança de todos.

domingo, 1 de junho de 2008

Projeto Carioquinha comemora aniversário com bolo


Um bolo gigante será servido no Largo da Carioca, no Centro, para marcar o início do projeto Carioquinha, que completa 10 anos. A festa foi organizada pela Sociedade dos Amigos da Rua da Cariocae Adjacências (Sarca). A banda das crianças do Abrigo Maria Imaculada (AMI), instituto que será beneficiado com arrecadação de alimentos pelo Carioquinha Social, animará o aniversário.

Com o Carioquinha, de 30 de maio a 30 de junho, quem nasceu ou mora no Rio e Grande Rio passa a ter descontos e programações especiais pontos turísticos. Para usufruir da promoção, basta apresentar a identidade, se for natural do Rio, ou comprovante de residência, se for moradorda cidade.

No site www.carioquinha.com.br você encontra a lista dos pontos que estão oferecendo desconto em homenagem aos cariocas. as dúvidas pode ser eclarecidas pelo telefone 0800 285 055.

Terrorista Ambiental?


O presidente da nação mais rica, poluidora e consumista de recursos naturais do planeta, ainda insiste em não assinar o Protocolo de Kyoto. E diz, para toda a humanidade e o meio ambiente esperarem, que os Estados Unidos só irão deter suas emissões de gases do efeito estufa a partir de 2025.


Numa época em que todos os olhos estão voltados para a nossa Floresta e com a preocupação com seu desmatamento, parece que nossos vizinhos do norte ainda não tomaram nenhuma atitude eficaz contra os problemas que envolvem o meio ambiente. Não olham para o próprio umbigo e querem se preocupar conosco.


Vamos torcer para que surjam cada vez menos políticos egoístas, empresários frios e consumidores inconscientes, sem nenhuma ética ecológica.


Como diz o título do documentário do Al Gore, essa é uma verdade bem inconveniente.